© 2015 por Simptecnologia. Site criado por Wix.com. Projetado por freepik.com

Palestrantes Confirmados

Prof. Dr. Luciano Silva

 

PhD Helen Dawes

Helen Dawes, Elizabeth Casson Trust Chair, leads the Movement Science Group based in the Faculty of Health and Life Sciences at Oxford Brookes University.

Helen initially trained and practiced as a physiotherapist specializing in sport physiotherapy and working in the UK and New Zealand, prior to undertaking postgraduate training in exercise science and neuroscience. Helen then embarked on a PhD exploring exercise for people with neurological conditions. She has since then focused on optimizing performance of everyday activities through rehabilitation and on enabling physically active lifestyles in adults and children with disorders affecting movement such as: stroke, Parkinson's, cerebral palsy and multiple sclerosis. Her research requires cross-disciplinary collaborations.

Her activities include research, teaching and the provision of a Clinical Exercise and Rehabilitation in the community. Her research spans from exploring underlying mechanisms affecting performance through to service delivery of subsequently developed interventions and tools.

PhD. Johnathan Collett

Oxford Brookes University

Johnny’s research primarily involves rehabilitation for people with neurological conditions, including trials of exercise intervention. Trials delivered include conditions such as MS, PD and HD.  Projects have evaluated both factors effecting (neuro) physiological response, process and delivery of exercise.  His work also includes the measurement and impact of impairments (focusing on mobility and fatigue) on participation in those with disability, and optimising movement and enabling participation in physical activity.

He has an interest in the design, conduct and reporting of research and is the research group‘s good clinical practice (GCP) officer, providing training for the faculty.  His teaching also includes leading the Research methods and Exercise for longterm neurological condition modules on the MSc in rehabilitation.  

Profa. Dra. Ana Grasielle Dionísio Corrêa

Universidade Presbiteriana Mackenzie

É Bacharel em Engenharia da Computação pela UCDB (2002), mestre e doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005-2011). É professora nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Trabalha, principalmente, com temas relacionados à reabilitação virtual, realidade virtual e aumentada em saúde e tecnologias assistivas.

Profa. Dra. Gilda Aparecida de Assis

Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Computação Gráfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2010). Realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto de Física Gleb Wataghin, Unicamp, de 2015 a 2016.Tem mais de 20 anos de experiência como professor no Ensino Superior. É professor adjunto do Departamento de Computação e Sistemas da Universidade Federal de Ouro Preto, Campus João Monlevade, MG, desde 2016. Anteriormente, foi professor do Departamento de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, PR (2012 a 2016), tendo atuado também como professor do ensino superior no Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS (1998 a 2012) e no Departamento de Informática, UCS, Caxias do Sul, RS (1997 a 2004). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia em 2012 com o projeto “Sistema de Realidade Aumentada para Uso na Reabilitação Motora de Membro Superior de Indivíduos Acometidos por Acidente Vascular Encefálico”.

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: realidade virtual, reabilitação virtual e computação enativa-afetiva.

Prof. Dr. Jose Eduardo Pompeu

Universidade de Sao Paulo

Graduado em Fisioterapia no ano de 1995 pela Universidade de São Paulo (USP), aprimorado em Fisioterapia em Neurologia pelo HCFMUSP em 1997, mestre em Neurociências e Comportamento em 2003 pela USP, doutor em Neurociências e Comportamento em 2012 pela USP e Pós Doutor em Neurociências e Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Professor Doutor do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (2014 até os dias atuais). Professor dos Programas de Pós Graduação Ciências da Reabilitação (FMUSP) e Neurociências e Comportamento (Instituto de Psicologia, USP). Coordenador do Programa de Aprimoramento em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia do HCFMUSP. Coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Tecnologia, Funcionalidade e Envelhecimento (LETEFE). Realiza pesquisas sobre a reabilitação do equilíbrio e da marcha de idosos e pacientes neurológicos por meio da fisioterapia convencional e de novos recursos como a realidade virtual. É responsável, coordena e ministra as disciplinas: Fisioterapia na Saúde do Idoso; Estágio Supervisionado em Fisioterapia na Saúde do Idoso; Cinesioterapia e Vivências Ambulatoriais. Na pós graduação ministra a disciplina Reabilitação Virtual.

Profa. Dra. Marília Lira da Silveira Coelho

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada  em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Bahia. Especialista em Reabilitação Neurofuncional pela Faculdade Social da Bahia. Mestre em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora do Curso de Fisioterapia e Membro do Laboratório de Neurociência Social e Cognitiva da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, pesquisa sobre a modulação da integração multissensorial na percepção sensório-motora por meio da estimulação cerebral não invasiva e ilusão da mão de borracha.

Profa. Dra. Talita Dias

Universidade de São Paulo

Fisioterapeuta. Professora Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Medicina (Cardiologia) da UNIFESP. Pós-doutorado concluído em Ciências da Reabilitação - Oxford/UK (2018) e Pós-doutorado (PNPD-CAPES) em andamento em no Programa de Ciências da Reabilitação da Faculdade de Medicina da USP. Doutora em Ciências - Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com período de estágio no exterior (doutorado sandwich) - Harvard University - Boston/EUA (2014-2015) e visita técnica na Vrije University - Amsterdam/Holanda (2013). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Aplicação Tecnológica em Reabilitação (PATER). Participante da organização e implementação de atividade física e esporte adaptado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo EACH/USP, atua na área de reabilitação física com ênfase em fisioterapia neurológica, deficiência física, aprendizagem motora, escalas de avaliação, CIF (Classificação Internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde) e desenvolvimento e aplicação de tarefas computacionais e realidade virtual na reabilitação.

Profa. Dra. Tânia Brusque Crocetta

Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC

Formada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Especialização em Tecnologia da Informação aplicada a Internet pela FIAP. Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina com ênfase em Inovação e desenvolvimento de Software.

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC com projeto para desenvolvimento de software e jogos com realidade virtual para controle e aprendizagem motora na reabilitação. Foi bolsista do programa de doutorado mobilidade iBrasil Erasmus Mundus na "Faculty of Management Science and Informatics" da Universidade de Zilina, na Eslováquia. Especialista em banco de dados na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Profa. Dra. Valéria Farinazzo Martins

Universidade Presbiteriana Mackenzie

É Bacharel em Ciência da Computação pela Unesp (1995), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Tem estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Itajubá (2014). É professora nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Trabalha, principalmente, com temas relacionados à Interação Humano-Computador, Informática na Educação e Informática na Saúde.

Please reload